Cecília Neri, doutora egressa do PPGL, foi aprovada na chamada da Capes em parceria com a Mary Immaculate College, na Irlanda, para o desenvolvimento de profissionais da educação básica pública brasileira, edital CAPES 43/2022.
A aprovação neste edital representa não apenas uma conquista individual, fruto de investimento em educação por meio das iniciativas de políticas públicas, mas também intenta refletir o meu desejo de estreitamento de pesquisas com instituições de ensino superior internacionais. Sendo a única selecionada para representar o estado de Sergipe neste programa, admito a intenção curiosa e inquieta nas relações acadêmicas que envolvam a educação que precedem a inserção no ensino superior em outros contextos para revisitar minha prática docente e despertar caminhos alternativos para o neoliberalismo pedagógico em curso.
Cecilia destaca o papel do PPGL nessa conquista:
Foi apenas fazendo parte da linha de pesquisa da Linguística Aplicada do PPGL que pude refletir sobre o funcionamento da gramática da agenda neoliberal na educação, de modo a possibilitar a emersão de novas subjetivações do ser professor de inglês. As inquietações e discussões iniciadas no doutoramento despertaram o meu interesse em continuar a procura por caminhos epistemológicos que problematizem a vida no exercício das identidades.
Orientada por Vanderlei Zacchi, a tese de doutorado de Cecília Neri trata do ensino de inglês e investiga quais identidades eram esperadas, construídas e negociadas pelo professor de inglês inserido na modalidade integral no contexto neoliberal contemporâneo.
A conquista de Cecília Neri não é apenas a conquista de uma doutora egressa do PPGL; é uma conquista de uma mulher, professora da educação básica da escola pública, que com suas lutas e desafios cotidianos mostra que é possível alçar os espaços de representatividade e decisão. Que Cecília Neri nos inspire em muitas outras conquistas!