UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 02 de Junho de 2024

PROPADM

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA SANTOS MATOS
28/05/2024 19:30

DISCENTE: AMANDA SANTOS MATOS
DATA: 18/06/2024
LOCAL: (link googlemeet: https://meet.google.com/kxu-uutu-wid)
TÍTULO: ANAVANTÚ, ANARRIÊ: PRÁTICAS ORGANIZACIONAIS SOB A PERSPECTIVA DO ORGANIZING EM FESTAS JUNINAS SERGIPANAS.
PALAVRAS-CHAVES: práticas organizacionais; Organizing; festa Junina.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

Com o avanço dos estudos organizacionais, há uma crescente necessidade de buscar novas contribuições ontológicas, epistemológicas, teóricas e metodológicas para ampliar e aprofundar o conhecimento sobre os fenômenos organizacionais. Nesse contexto, os Estudos Baseados em Prática (EBP) emergem como uma abordagem que vem despertando o interesse de diversos pesquisadores, inclusive no Brasil. Segundo essa perspectiva, uma organização não se resume apenas às pessoas, suas ações, relações e interações, vai além disso, envolvendo também os objetos e os arranjos materiais que desempenham um papel fundamental no desenvolvimento das práticas organizacionais. Dessa forma, entender as organizações requer compreender não apenas as atividades humanas, mas também as configurações materiais nas quais elas estão imersas. Nessa linha, as festas juninas, enquanto manifestações culturais populares, configuram-se como um objeto de pesquisa relevante para a área de estudos organizacionais destacando seus diversos elementos e símbolos, especialmente quando analisadas sob a ótica do organizing, que concebe as organizações como construções constantes dos atores, de suas práticas e interpretações. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo compreender as práticas organizacionais sob a perspectiva do organizing em festas juninas sergipanas. Sendo caracterizada como qualitativa, exploratório-descritiva e fundamentada na abordagem interpretativista. Além disso, os casos selecionados são as festas juninas da Rua de São João em Aracaju e a produção de Barco-de-fogo em Estância, ambas em Sergipe. Os dados serão coletados por meio de análise documental, observação não participante, entrevistas semiestruturadas e grupo focal, sendo posteriormente analisados por meio da análise de conteúdo. Suas limitações envolvem a acessibilidade e a disposição dos entrevistados, a abrangência geográfica e a subjetividade presente na análise de conteúdo.

Interno - 2520656 - GRACYANNE FREIRE DE ARAUJO
Presidente - 2026687 - LUDMILLA MEYER MONTENEGRO
Externo à Instituição - MARCELO DE SOUZA BISPO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19193-ddf6079780