UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 02 de Junho de 2024

PPGCS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO HENRIQUE OLIVEIRA BONIFACIO
28/05/2024 11:12

DISCENTE: JOÃO HENRIQUE OLIVEIRA BONIFACIO
DATA: 29/05/2024
LOCAL: Sala de Reunião do CCBS da UFS São Cristóvão
TÍTULO: Avaliação antitumoral do derivado sintético do Indol NM-01-24-19
PALAVRAS-CHAVES: Antineoplásicos;Indóis;Neoplasias;
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva

O câncer é uma doença multifatorial caracterizada por divisão desordenadadas células. O tratamento do câncer é na maioria das vezes inespecífico ealtamente citotóxico também para células não tumorais. Na busca por novasdrogas antineoplásicas, as pesquisas com derivados de produtos naturais têmse mostrado cada vez mais promissoras e revelam a constante evolução daciência para proporcionar tratamentos com menos efeitos adversos. O Indol éum composto natural encontrado em plantas e microrganismos comcomprovada atividade antitumoral. Modificações em sua estrutura podempotencializar a ação citotóxica sobre células tumorais. Assim, o objetivo destetrabalho foi avaliar o potencial antitumoral do derivado sintético do Indol NM-01-24-19 em linhagens tumorais. Para isso, foi avaliado o efeito citotóxico docomposto NM-01-24-19 frente as linhagens de melanoma (B16F10), câncer depulmão (A549), câncer de mama (MCF7) e câncer de próstata (PC-3) peloEnsaio de Sulforodamina B (SRB). Nas quatro linhagens estudadas a CI 50 ficouabaixo de 10µM, considerado um bom efeito citotóxico. As linhagens B16F10(7,6µM) e A549 (2,6µM) obtiveram as menores CI 50 e por isso foramselecionadas para os próximos testes biológicos. O melanoma é o maisagressivo dos tumores da pele, com elevada capacidade de metástase e ocâncer de pulmão está no topo dos cânceres mais incidentes e mortais,critérios que contribuíram para a escolha das linhagens. Nos testes biológicos,as células de melanoma e as células de câncer de pulmão foram tratadas com0,5 X CI 50 , 1 X CI 50 e 2 X CI 50 do composto NM-01-24-19. Foi observada inibiçãoda formação de colônias das células de câncer de pulmão na maiorconcentração testada (5,2µM) e das células de melanoma nas trêsconcentrações testadas (3,8, 7,6 e 15,2µM). A inibição da migração das célulasde câncer de pulmão foi observada nas três concentrações testadas (1,3, 2,6 e5,2µM) e nas células de melanoma nas duas maiores concentrações (7,6 e15,2µM) após 48 horas. Além disso, foram observadas alterações morfológicascaracterísticas de apoptose nas células de câncer de pulmão e nas células demelanoma pela marcação com DAPI e Faloidina/FITC. Nessa análise foievidenciado, além da redução citoplasmática, alterações na disposição dosfilamentos de actina em relação ao controle. Esses resultados corroboram coma citometria de fluxo, na qual foram observadas as células em apoptose(Anexina positivas) e necrose (PI positivas), com aumento percentual decélulas de câncer de pulmão em apoptose inicial após tratamento com 2,6 e 5,2µM e de células de melanoma em apoptose tardia após tratamento com 7,6 µMdo composto NM-01-24-19. Não foi observada atividade hemolítica emeritrócitos humanos e eritrócitos de camundongos C57BL/6 após exposição aocomposto NM-01-24-19. Diante dos resultados obtidos, podemos concluir que oderivado do Indol NM-01-24-19 possui um efeito promissor para o tratamentodo câncer.

Interno - 1977480 - PRISCILA LIMA DOS SANTOS
Externo ao Programa - 2337777 - ROGERIA DE SOUZA NUNES
Externo à Instituição - AUDREY ROUSE SOARES TAVARES SILVA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19193-ddf6079780